Pelo menos seis pessoas morreram em inundações causadas pelas monções no norte de Myanmar (antiga Birmânia), anunciou hoje um porta-voz do grupo armado rebelde que controla a região.
A cidade de Laiza, junto à fronteira com a província chinesa de Yunnan, tem registado inundações desde a manhã de segunda-feira, com ruas onde a água chega às ancas e muitos aluimentos de terra.
“Seis pessoas morreram nas inundações e 100 casas foram destruídas”, disse o porta-voz do Exército de Independência de Kachin (KIA), Naw Bu, acrescentando que as operações de resgate já começaram, mas estão a ser dificultadas por bloqueios vários.
“Todas as estradas foram danificadas e, em algumas áreas, desapareceram”, acrescentou um residente local, que pediu para não ser identificado por razões de segurança.
Mais de 3,5 milhões de pessoas estão atualmente deslocadas em Myanmar devido à guerra civil desencadeada pelo golpe de Estado de 2021. Muitas vivem em acampamentos temporários e precários.
Myanmar está em plena estação das monções, quando as chuvas torrenciais são comuns.
Cientistas alertaram que eventos climáticos perigosos estão a tornar-se mais frequentes e severos em todo o mundo devido às alterações climáticas.