Nádia Melim defende apoio ao pagamento das propinas para estudantes do Porto Santo

Ao apoio ao pagamento das propinas para os estudantes universitários do Porto Santo é uma das medidas que Nádia Melim pretende implementar, se liderar a Câmara Municipal na sequência das eleições autárquicas de 12 de outubro.

A candidata do Partido Socialista considera que esta é uma ajuda fundamental para as famílias, que sentem cada vez mais dificuldades para fazer face aos encargos inerentes à frequência dos seus filhos no ensino superior, nomeadamente as despesas com as propinas, o alojamento, a deslocação, a alimentação, entre outras. Uma situação que, alerta, tem vindo a agravar-se à medida que o custo de vida tem, também ele, vindo a aumentar.

Como faz notar a socialista, os estudantes naturais do Porto Santo estão numa desvantagem acrescida, já que, na prática, “são deslocados duas vezes”, o que atesta a necessidade deste apoio, para aliviar os orçamentos familiares.

Nádia Melim entende que constitui uma obrigação da autarquia ajudar a garantir que os estudantes da ilha dourada – que têm de se deslocar para o Continente, para a Madeira ou outros locais para frequentar a Universidade – têm direito às mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior. Como dá conta, há uma percentagem significativa de alunos que desistem dos seus cursos, muitos deles devido à falta de recursos financeiros, pelo que a atribuição deste apoio no pagamento das propinas seria um contributo importante para inverter esta realidade.

A candidata socialista sublinha que a aposta na formação constitui um investimento no futuro, já que, desta forma, “estamos a contribuir para uma população mais qualificada e, consequentemente, com mais possibilidades de conseguir empregos qualificados e melhor remunerados”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *