Jorge Santos quer Ribeira Brava como exemplo no envelhecimento ativo e saudável

A candidatura ‘Pela Ribeira Brava’ às Eleições Autárquicas do próximo dia 12 de outubro, liderada pelo social-democrata Jorge Santos, coloca o envelhecimento ativo e saudável no centro das suas prioridades, apresentando três medidas concretas para melhorar a qualidade de vida da população idosa do concelho: a criação do programa “Idoso + Ativo/Saudável”; o desenvolvimento de novos espaços intergeracionais e o aumento da comparticipação do Cartão do Idoso para 600 euros por utente.

O Programa “Idoso + Ativo/Saudável” visa reforçar a oferta de exercício físico e terapêutico em articulação com instituições locais. Uma das inovações será o apoio domiciliário para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que todos possam beneficiar da prática regular de atividade física e terapias de manutenção, independentemente das suas limitações.

“Vamos ao encontro de quem está mais isolado. A promoção da saúde não pode depender da capacidade de se deslocar. A saúde e o bem-estar têm de entrar pela porta dentro de quem mais precisa”, sublinha Jorge Santos, citado em comunicado de imprensa.

Outro compromisso da candidatura é a criação de novos espaços intergeracionais. À semelhança dos centros de São João e São Paulo, estes espaços terão como objetivo combater o isolamento, reforçar laços entre gerações e dinamizar atividades culturais, educativas e sociais para todas as idades.

“Estes espaços não são apenas centros de convívio: são centros de vida. Vamos investir neles porque acreditamos numa Ribeira Brava mais próxima, mais humana e onde ninguém fica esquecido, seja pela idade ou pela localização”, frisa o candidato.

Por fim e, no plano económico e social, Jorge Santos propõe o reforço do Cartão do Idoso, com o aumento da comparticipação nas despesas com medicamentos, exames complementares e fraldas, para 500 euros por utente já no início do mandato, assumindo ainda o compromisso de elevar esse apoio para 600 euros até ao final dos quatro anos, de forma faseada e responsável.

“O Cartão do Idoso será reforçado e simplificado, para que o apoio chegue mais depressa e a mais pessoas. Assumimos o compromisso de, até ao fim do mandato, elevar o apoio para 600 euros por utente, porque cuidar bem é também apoiar com justiça e dignidade”, afirma.

Estas propostas surgem em resposta aos dados dos Censos de 2021, que revelam que na Ribeira Brava residem 2.840 pessoas com 65 ou mais anos. Destas, 594 vivem sozinhas, o que representa 12,6% dos agregados familiares, e 371 alojamentos são habitados exclusivamente por pessoas com mais de 65 anos. Em 2023, por cada 100 jovens, havia 176 idosos, e por cada três pessoas em idade ativa, já existia uma pessoa idosa.

“Estes números mostram um concelho envelhecido e é urgente agir. Mais do que cuidar, é preciso intervir para preservar a autonomia, prevenir o declínio inerente ao envelhecimento e garantir mais qualidade de vida com o passar dos anos”, defende Jorge Santos, garantindo que a candidatura que lidera assume o envelhecimento como uma causa estratégica e transversal.

“Queremos que a Ribeira Brava seja um exemplo também nesta área. Vamos colocar a nossa população sénior no centro da ação social e comunitária, com medidas práticas e bem planeadas. A idade pode, e deve ser um tempo de participação e bem-estar”, conclui Jorge Santos, que garante que serão incluídas ainda mais medidas no manifesto eleitoral, atualmente em construção, em colaboração com a sociedade civil, instituições e comissões políticas locais.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *