Sete pessoas continuam soterradas após um deslizamento de terras provocado por chuvas intensas, registado hoje na cidade de Cantão, no sudeste da China, indicaram as autoridades locais.
O incidente ocorreu às 08:30 (01:30, em Lisboa) no distrito de Baiyun. Segundo as autoridades, as fortes precipitações dos últimos dias provocaram o deslizamento, que causou danos em várias habitações.
Inicialmente foram contabilizadas 14 pessoas soterradas, das quais sete já foram resgatadas com vida e sem perigo para a sua integridade física, segundo a informação oficial.
Todos os residentes da área afetada foram retirados para locais seguros, enquanto prosseguem as operações de resgate para localizar e salvar os restantes desaparecidos.
Nas últimas semanas, várias regiões da China foram afetadas por desastres naturais associados a chuvas torrenciais. Inundações em Pequim, após fortes chuvas, causaram mais de 30 mortos.
Nos últimos verões, eventos meteorológicos extremos têm provocado estragos em várias zonas do país.
Em 2023, inundações em Pequim fizeram também mais de 30 vítimas mortais, enquanto em 2022 a China foi atingida por sucessivas ondas de calor e secas no centro e leste do território.
Em 2021, chuvas de intensidade inédita em décadas provocaram mais de 300 mortos na província central de Henan.