A Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) alertou hoje a população em geral para os cuidados a ter face à onda de calor e persistência dos valores máximos e mínimos elevados da temperatura, um cenário que deverá prolongar-se nos próximos dias.
Esta organização lembra que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já emitiu um aviso amarelo para tempo quente nas regiões montanhosas da Madeira, este aviso significa que existe um risco moderado para atividades dependentes das condições meteorológicas até o dia de amanhã.
Detalhes
Aviso: Amarelo.
Regiões afetadas: Áreas montanhosas da Madeira, com a previsão das temperaturas altas poderem ultrapassar os 28 °C;
Período: A partir de 6 de agosto.
Motivo: Persistência de valores elevados da temperatura máxima.
Significado do aviso amarelo: “Situação meteorológica com potencial de se tornar perigosa”, segundo o IPMA.
De acordo com o IPMA, este episódio de tempo quente resulta do transporte de uma massa de ar quente proveniente do norte de África.
Face a este cenário, a CVP apela à população para que adote comportamentos de prevenção e proteção que ajudem a reduzir os riscos associados à exposição ao calor intenso.
A persistência das temperaturas altas representa um risco grave para a saúde, sobretudo para crianças, pessoas idosas, grávidas e pessoas com doenças crónicas.
Em situações de isolamento social, é fundamental manter um contacto regular e garantir que essas pessoas estão seguras.Recomendações da Cruz Vermelha Portuguesa
– Evite a exposição solar nas horas de maior calor (11h–17h);
– Beba água com frequência, mesmo sem sede;
– Evite bebidas alcoólicas, com cafeína ou com muito açúcar;
– Prefira refeições leves, com alimentos frescos e ricos em água (ex.: melancia, saladas);
– Use protetor solar com fator elevado, reaplicando-o regularmente;
– Nunca deixe crianças, idosos ou animais dentro de veículos estacionados;
– Em caso de perigo e de ajuda ligue sempre 112;
É também importante estar atento a sinais de insolação ou desidratação, como tonturas, dor de cabeça, náuseas, pele seca, confusão mental ou fraqueza.
Em caso de sintomas, deve procurar-se assistência médica imediata, ligando 112.
Pessoas que tomam diuréticos ou anti-hipertensivos devem estar particularmente atentas a sinais de hipotensão, como sensação de desmaio, visão turva ou desorientação.
Em caso de alteração dos sintomas, deve procurar-se assistência médica imediata, ligando 112.