Francisco Gomes, deputado eleito pelo Chega na Assembleia da República, denunciou neste domingo o que diz ser uma “prolongada avaria da máquina de gelo do porto do Caniçal”, a qual, segundo o parlamentar, “está inoperacional há cerca de dois meses, apesar de ser um equipamento relativamente novo”.
Diz que “esta situação prejudica diretamente a vida dos pescadores e armadores”, mas tem sido “propositadamente ocultada pelos responsáveis pelas pescas regionais”. Na sua opinião tal atitude constitui “mais uma prova da falta de respeito pelos pescadores e da falta de seriedade com que está a ser gerido o setor”.
O deputado diz ainda “ter provas de que o gelo necessário às embarcações tem estado a ser transportado desde a lota do Funchal em viaturas descaracterizadas”, num processo que o partido diz estar a ser “propositadamente dissimulado”.
O partido também sublinha que “os armadores evitam deslocar-se ao Funchal para não suportarem os custos elevados do gasóleo e as cerca de três horas de viagem, que tornam a operação inviável”.