Uma pequena nuvem de fumo a sair da roda, detetada devido ao mau cheiro, obrigou a uma paragem e substituição do carro que transportava o Presidente da República entre o Aeroporto de Santa Maria e o Teleporto.
O incidente deu-se por volta das 16:00, antes do primeiro ponto da agenda de Marcelo Rebelo de Sousa na ilha açoriana, coincidentemente em frente aos Bombeiros Voluntários de Santa Maria, cujos profissionais se apressaram a prestar auxílio com extintores.
A preocupação causada pelo momento não pareceu afetar o Presidente que, debruçado no capô da viatura, tentou perceber a origem do problema e, em direção à comunicação social, salientou a “emoção adicional” causada pela situação.
A dificuldade foi superada em breves minutos com o Presidente a ser transportado numa outra viatura – elétrica e mais pequena – que transportava outros elementos da comitiva.
Em Santa Maria, Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar o Teleporto – uma infraestrutura do setor espacial português -, a estação REAGE – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais e o porto de pescas da ilha.