Cerca de 60 pessoas foram retiradas na noite de hoje das suas habitações, por razões de segurança, face à proximidade das chamas do incêndio que deflagrou, sábado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, José Alfredo, disse que os primeiros habitantes a serem retiradas das suas habitações foram os Sobredo, na freguesia de Vila Chã de São Jorge.
Os cerca de 20 habitantes foram retirados cerca das 21:32, tendo sido deslocados para a sede da Junta de Freguesia.
Os cerca de 40 habitantes de Paradela, na freguesia de Entre Ambos-os-Rios, “começaram a ser retirados das habitações pelas 22:30 e deslocados para o centro escolar”.
De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 22:38 o fogo que deflagrou na noite de sábado, mobilizava 630 operacionais, apoiados por 211 viaturas.
O PNPG abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70.290 hectares.