Incêndios: Cerca de 60 pessoas retiradas de duas aldeias de Ponte da Barca

Um elemento do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), durante o combate incêndio que lavra desde sábado na freguesia de Lourido, Ponte da Barca.

Cerca de 60 pessoas foram retiradas na noite de hoje das suas habitações, por razões de segurança, face à proximidade das chamas do incêndio que deflagrou, sábado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, José Alfredo, disse que os primeiros habitantes a serem retiradas das suas habitações foram os Sobredo, na freguesia de Vila Chã de São Jorge.

Os cerca de 20 habitantes foram retirados cerca das 21:32, tendo sido deslocados para a sede da Junta de Freguesia.

Os cerca de 40 habitantes de Paradela, na freguesia de Entre Ambos-os-Rios, “começaram a ser retirados das habitações pelas 22:30 e deslocados para o centro escolar”.

De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 22:38 o fogo que deflagrou na noite de sábado, mobilizava 630 operacionais, apoiados por 211 viaturas.

O PNPG abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70.290 hectares.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *