Empresa Nearsoft “é exemplo do que a Madeira é capaz de fazer no setor tecnológico”

O secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, visitou, esta manhã, a Nearsoft, uma empresa tecnológica criada e sediada na Região Autónoma da Madeira, que tem vindo a afirmar-se no mercado internacional com soluções digitais inovadoras destinadas ao setor financeiro, ao nível da banca digital, e a instituições governamentais.

Fundada em 2017, a Nearsoft emprega atualmente 37 colaboradores e exporta tecnologia para países da Europa, África e América Central, como explicou ao governante o CEO da empresa, Pedro Camacho, aditando que 90% do mercado para o qual a empresa trabalha é estrangeiro. O volume de faturação ultrapassou, em junho, o referente ao ano anterior, situando-se nos 1,7 milhões de euros.

A visita de José Manuel Rodrigues inseriu-se no ‘Roteiro de Empresas Exportadoras’, que pretende dar destaque às empresas que mais têm contribuído para a criação de emprego e para a internacionalização da Região, e serviu para reforçar a aposta da Madeira na transformação digital como eixo estratégico para o desenvolvimento económico e a superação dos constrangimentos inerentes à condição de região ultraperiférica.

“A partir da Madeira, com a revolução digital, podemos finalmente vencer a insularidade e a ultraperiferia. Produzimos soluções tecnológicas que não dependem de transportes nem de custos logísticos elevados. Isso permite-nos vender para qualquer parte do mundo”, afirmou José Manuel Rodrigues, no final da visita, em declarações ao JM.

“Esta empresa é um exemplo daquilo que a Madeira é capaz de fazer no setor tecnológico. São jovens altamente qualificados que estão a desenvolver soluções de ponta e a exportar conhecimento. Temos de valorizar isso e criar as condições para que estes projetos continuem a crescer”, sublinhou ainda o governante.

Com uma média de idades na casa dos 30 anos, a equipa da Nearsoft representa uma nova geração de talentos maioritariamente madeirenses formados nas áreas das engenharias e das ciências informáticas. A empresa tem apostado fortemente na inovação e na cibersegurança, áreas cada vez mais cruciais no panorama financeiro global.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *