Uma dezena de casas forma o sítio da Cancela, em São Roque do Faial, um dos mais antigos da freguesia, que, ao que consta, deve o nome ao facto de, no tempo do caminho real, ter existido ali uma vedação para deter os animais no pasto.
Em 2021, de acordo com os censos, viviam no local nove pessoas. Passados quatro anos, a realidade não deverá se muito diferente, havendo este ano a lamentar o falecimento de um morador.
Vista do ar, por drone, a Cancela mostra-se como pequeno aglomerado populacional, voltado para uma encosta verdejante, servido por uma estrada serpenteante, construída em finais dos anos 80 e batizada com o nome da rainha Dona Maria II, a monarca que fundou a freguesia há 177 anos, celebrados na passada quinta-feira.
Apesar de pequeno, este sítio é um ponto de referência para os visitantes, turistas e locais, por causa da Vereda da Cancela, um percurso pedestre, de nível fácil a moderado, situado num vale, que leva ao Poço da Cecília e à Cascata D’Alto, consideradas duas joias do património natural local.
Leia mais na rubrica ‘Perdidos e Achados’ da edição impressa.