Autárquicas: PS projeta mais estacionamento em Machico

Hugo Marques, cabeça de lista do PS à Câmara de Machico.

A candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Machico anunciou hoje que pretende avançar, no próximo mandato autárquico, com a criação de mais lugares de estacionamento, com vista a melhorar a mobilidade no centro da cidade, respondendo, assim, a uma das principais necessidades apontadas pela população.

Em comunicado, Hugo Marques, candidato à presidência da autarquia, assume a mobilidade como uma das suas principais bandeiras e tem já projetadas diferentes intervenções, que passam não só pelo redimensionamento e ampliação de parques já existentes, mas também pela criação de novos espaços, por via de uma requalificação urbanística.

O socialista, atual vereador com os pelouros do Trânsito, Planeamento, Ordenamento do território e Urbanismo, entende que “o centro de Machico deve ser, cada vez mais, pensado para as pessoas, não só para melhor acolher os visitantes, mas, acima de tudo, para preparar o futuro da cidade, que, com a orientação certa, verá certamente um crescimento significativo da sua população”.

Defende “um centro dinâmico, onde seja fácil andar a pé, desfrutar do espaço público e impulsionar o comércio local, sendo que, para tal, torna-se essencial reduzir a pressão automóvel no centro da cidade e garantir soluções de estacionamento adequadas e próximas”.

Hugo Marques considera fundamental preparar Machico para o crescimento previsto, tanto em número de residentes como de visitantes e, como tal, preconiza a criação de novas soluções de estacionamento em duas fases.

Concretizando, numa primeira fase, o objetivo passa pela requalificação e ampliação de parques de estacionamento já existentes, nomeadamente na zona da rotunda de entrada da cidade (junto ao posto de abastecimento da BP) e nos parques próximos da Escola Engenheiro Santos Costa e da Polícia de Segurança Pública. Já numa segunda fase, será requalificada toda a área do Jardim da Graça, com a criação de um parque de estacionamento subterrâneo e a renovação do espaço à superfície. Como especifica Hugo Marques, este novo parque urbano será melhor preparado, com mais árvores para zonas de sombra, equipamentos de lazer e áreas de convívio e socialização ao ar livre.

De acordo com as estimativas do candidato do PS, estas intervenções permitirão mais do que duplicar a atual capacidade de estacionamento na cidade, libertando o centro histórico para os peões, melhorando o acesso aos serviços, ao comércio e aos equipamentos públicos, e tornando a circulação mais fluida e organizada.

“Com esta proposta, damos um passo firme rumo a um Machico mais funcional, mais sustentável e mais centrado nas necessidades das pessoas”, remata.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *