Madeira vai receber a Gala Michelin 2026

A Madeira será a próxima anfitriã da gala do Guia Michelin em Portugal. O anúncio foi feito por Nuno Ferreira, representante do guia no país, durante uma conferência de imprensa na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

Assim o evento, marcado para 10 de março de 2026, terá lugar no Savoy Palace, hotel de cinco estrelas que, refira-se, integra o recente guia chaves Michelin.

O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, sublinhou, em nota de imprensa, que a realização desta Gala na Madeira é “prestigiante para o arquipélago” e mostra “o caminho que tem sido trilhado na valorização da gastronomia como um dos principais ativos do destino”.

Recordando que a Madeira tem vindo a ser cada vez mais reconhecida pelo Guia Michelin Portugal, Eduardo Jesus salienta que receber uma gala deste reconhecimento na Região é “uma afirmação clara de que a Madeira está num patamar de excelência gastronómica, capaz de ombrear com os melhores destinos do mundo”.

Entre os grandes protagonistas da gala estará Benôit Sinthon, chef do restaurante Il Gallo d’Oro (o primeiro da Madeira a conquistar uma estrela Michelin), que assume o papel de coordenador gastronómico da cerimónia. “Foi uma super surpresa! Estou muito feliz. Em nome de todos os chefs e de todos os madeirenses, é um privilégio receber a gala Michelin de 2026 na nossa ilha — um grande orgulho e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade”, afirmou.

Atualmente com duas estrelas Michelin e uma estrela verde — distinção que reconhece práticas sustentáveis —, Sinthon destacou o crescimento da notoriedade da gastronomia madeirense: “Nos últimos 10 anos houve uma grande aposta na valorização dos produtos da Madeira”, disse ainda, acrescentando que “todos os madeirenses aguardam esta data com entusiasmo.”

O chef declarou ainda que “a Madeira, através dos seus agricultores, pescadores, gente do povo, profissionais da restauração, entidades governamentais, chefs e equipas, pode orgulhar-se de ter conseguido colocar a ilha no mapa mundial da gastronomia e de fazer agora parte da rigorosa seleção do Guia Michelin.”

“Entendemos esta oportunidade como um momento de valorização do destino”, disse Sara Marote, diretora executiva da Associação de Promoção da Madeira. “O caminho que a Madeira tem percorrido, através de um posicionamento superior, não tem sido indiferente à oferta gastronómica da região.”

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *