É hoje inaugurado o mais recente complexo habitacional da Região, de cariz social, numa aposta da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência, através do programa 1.º Direito. Um evento que conta com a presença da secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa.
As ‘honras da casa’ são da responsabilidade dos principais responsáveis da Câmara Municipal, desde logo Cristina Pedra e restante equipa executiva, para além do presidente da Assembleia Municipal, José Luís Nunes, com o presidente Miguel Albuquerque e o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, a representar o Governo Regional.
Situado na Nazaré, na rotunda junto ao Leroy Merlin, o prédio apresenta uma volumetria de nove pisos, dois dos quais abaixo da cota de soleira, destinados a estacionamento automóvel, arrecadações e casa de resíduos sólidos.
Acima do nível da estrada, situam-se os 33 novos fogos habitacionais, designadamente 12 T1, 12 T2, 8 T3, e 1 T4. O complexo agrega ainda áreas destinadas a infraestruturas e outros espaços adjacentes de utilização coletiva e um espaço público de enquadramento.
O projeto foi desenvolvido internamente pelo Departamento de Urbanismo, com exceção das especialidades, que foram contratadas externamente.
O arranque da obra deu-se em setembro de 2023, com previsão de estar concluída em mais, sofrendo, então, um ligeiro atrasa na ordem dos dois meses. Na ocasião, foi orçamentado um valor de 4,2 milhões de euros, igualmente com ténue um desvio, dado que a informação mais recente da autarquia nos remete para um investimento de 4,4 milhões de euros.
O acordo de colaboração celebrado entre o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e o Município do Funchal, em que foi definida uma programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar, no âmbito do 1º Direito-Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, aponta para um total de 176 fogos a serem construídos e distribuídos por cinco operações de construção, sendo esta a primeira a ficar concluída.