A Câmara Municipal de Machico procedeu a uma intervenção de proteção na zona dos Maroços, para a qual foi necessário contratar um helicóptero.
Recorde-se que, no último sábado, um helicóptero espanhol chegou ao concelho para prestar apoio a uma operação conduzida pela autarquia. A presença do aparelho gerou alguma curiosidade entre os residentes, especialmente depois de terem sido feitas chamadas para o 112 a reportar a sua atividade.
Hoje, na sua página do Facebook, a Câmara Municipal desvendou a razão: “no passado sábado, decorreu uma complexa operação de transporte de materiais por helicóptero, no âmbito da obra de instalação de uma barreira dinâmica de proteção contra queda de blocos rochosos na zona dos Maroços”.
A informação veiculada dá conta que “foram colocadas 19 peças, cada uma com cerca de 600kg e 4 metros de altura, numa área de difícil acesso. Esta ação exigiu a interdição temporária da Estrada dos Maroços para garantir a segurança de todos”.
A autarquia explica ainda que a intervenção “faz parte de um investimento municipal a rondar os 215 mil euros, com o objetivo de proteger as habitações próximas e reforçar a segurança da população. A barreira terá 170 metros de extensão, tecnologia de ponta e capacidade para absorver impactos até 1500 kJ”.