Meios do SANAS e Zaire ajudam veleiro à deriva ao largo da Madeira

A operação durou mais de 16 horas.

Um veleiro de bandeira polaca, que se encontrava sem propulsão a sul da Ilha da Madeira, levou o MRSC Funchal a realizar uma complexa operação de busca e salvamento.

A missão, considerada até agora a mais longa de 2025, envolveu o NRP Zaire e a embarcação da Estação Salva-Vidas de Santa Cruz.

O alerta foi dado pelas 10h00 da manhã de sexta-feira, 18 de julho, através de uma Digital Selective Call (DSC). A mensagem indicava avaria no motor e ausência de vento, o que impedia o veleiro — com 14 metros de comprimento — de prosseguir viagem em segurança.

Devido à distância e às condições instáveis no mar, o SANAS103 não pôde ser enviado de imediato. O MRSC Funchal empenhou então o navio da Marinha Portuguesa, NRP Zaire, para prestar o primeiro apoio. Aproveitando rajadas ocasionais de vento, a embarcação conseguiu aproximar-se de um ponto previamente definido, onde foi possível iniciar o reboque até à Marina da Calheta.

A manobra final de reboque foi concluída com sucesso pelas 02h26 da madrugada deste sábado, 19 de julho, com o veleiro seguro e atracado.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *