Foi assinada na sede social do Clube Naval do Funchal o protocolo de colaboração entre o Atlantic Diving Center, situado no Clube Naval do Funchal e o Projeto EcoRout da responsabilidade do CEAM – Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea.
O projeto EcoRoute é um projeto comunitário enquadrado no EMFAF-2023-PIA- FLAGSHIP-5-OR, com orçamento global de cerca de 1 milhão de euros. Com o objetivo geral de implementar intervenções locais de apoio ao turismo inteligente integrado na economia verde/circular alicerçado no Património cultural e de natureza subaquático, nas Regiões ultraperiféricas (Madeira, Açores e Martinica).
No ponto de vista ambiental, o projeto ecoRoute, pretende chamar à atenção para o impacto das alterações climáticas nos diversos locais de naufrágios nestas regiões e a poluição resultante da atividade humana sobre estes, principalmente na eliminação da utilizando de plásticos de utilização única, promovendo de forma criativa a reciclagem e reutilização destes.
O Atlantic Diving Center, sediado na Quinta Calaça – Clube Naval do Funchal, um dos mais recentes centros de mergulhos da Madeira, empenhado desde o seu início em implementar as melhores práticas ambientais e reconhecendo o potencial turístico do Património Cultural subaquático, associou-se ao projeto EcoRoute.
O turismo regenerativo e a preservação do meios marinhos, é um dos grandes objetivos deste centro, onde as práticas sustentáveis, aliados à prática de mergulho com as mais rigorosas normas de segurança, garantem uma experiência autêntica no mar da nossa ilha.
Com a assinatura deste protocolo entre o Atlantic Diving Center (www.atlanticdivingcenter.pt) e o CEAM (www.ceamarqueo.com), o objetivo geral de implementar intervenções locais de apoio ao turismo inteligente integrado na economia verde/circular alicerçado no Património cultural e de natureza subaquático de toda a região da Macaronésia, e em especial do arquipélago da Madeira, dá mais um passo em frente, através da implementação do projeto comunitário EcoRoute.