Economia regional com crescimento desacelerado

O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) revela que, no mês de abril de 2025, a atividade económica da Região Autónoma da Madeira (RAM) continuou a crescer, embora evidenciando sinais de desaceleração.

Segundo a Direção Regional de Estatística da Madeira, em abril de 2025, a economia regional continuou a crescer, ainda que com sinais de moderação.

O número de dormidas em alojamentos turísticos aumentou 4,6%, ligeiramente abaixo dos 4,8% registados em março último. Os proveitos totais cresceram 19,3%, também inferiores aos 20,6% do mês anterior.

A emissão de energia elétrica aumentou 2,0%, abrandando face aos 2,8% verificados em março. Por seu lado, a introdução no consumo de gasóleo diminuiu 2,1%, mantendo a tendência decrescente iniciada no mês precedente (-1,0%).

A relação entre sociedades constituídas e dissolvidas reforçou o saldo positivo, com 6,1 novas sociedades por cada dissolução, face às 4,6 observadas em março.

No que concerne a indicadores qualitativos, em abril de 2025, os indicadores de confiança revelaram evoluções distintas: registaram-se melhorias nos Serviços e na Indústria Transformadora, enquanto a confiança recuou no Comércio e na Construção e Obras Públicas.

Já no âmbito do consumo privado, a DREM estaca que o consumo de gasolina registou um aumento de 6,7%, acima dos 6,2% verificados no mês anterior.

As aquisições de automóveis ligeiros de passageiros sofreram uma forte quebra de 28,1%, invertendo o crescimento de 1,8% observado em março.

O saldo dos empréstimos ao consumo aumentou 7,4%, em linha com os 7,3% registados no mês anterior.

Quanto aos preços, a taxa de inflação homóloga (IPC) acelerou ligeiramente para 3,6% em abril de 2025, face aos 3,5% observados em março último.

A inflação nos bens diminuiu para 2,1% (2,4% em março), enquanto nos serviços subiu para 5,4%, acima dos 5,0% registados no mês anterior.

O indicador de inflação subjacente manteve-se estável em 3,4%.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *