Autoridade de Saúde promove simulacro de emergência sanitária no Porto do Funchal

O terminal de cruzeiros do Porto do Funchal foi palco, esta tarde, de um exercício de emergência sanitária. Iniciativa que decorreu no âmbito do planeamento de ações do FUNCHALEX’25, que visam testar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.

Desenvolvido pela Autoridade de Saúde, o simulacro decorreu em colaboração com a Administração dos Portos da Madeira (APRAM, S.A). O objetivo da iniciativa é o de testar e capacitar a resposta das entidades perante um cenário de suspeita de infeção por vírus Ébola num ambiente portuário e turístico.

O exercício teve início com a simulação de um passageiro de um navio de cruzeiro que, momentos antes de iniciar uma excursão em terra, apresentou sintomas compatíveis com uma infeção grave.

A APRAM sublinha a importância da realização regular deste tipo de exercícios, que reforçam a preparação e resiliência da comunidade portuária, contribuindo para a segurança da população madeirense e dos milhares de visitantes que passam anualmente pelos Portos da Madeira.

Recorde-se que em 2024, passaram pelo Terminal de Cuzeiros do Funchal mais de um milhão de pessoas, entre passageiros e tripulantes

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *