Gaula dá vida à tradição da debulha do trigo (com fotos)

A debulha decorreu hoje.

Na manhã deste domingo foi reavivada a tradição da debulha do trigo, no sítio da Achadinha, em Gaula, numa festa popular que reuniu mais de 20 produtores da freguesia.

De acordo com a organização, o certame reuniu centenas de populares que tiveram a oportunidade de ver, de perto, o labor da debulha, o processo de separação do grão da espiga. Por sua vez, os produtores levaram as suas produções e “a velhinha debulhadora Lister, ao ritmo tuc, tuc, tuc, lá deu conta do recado, com algum fumo à mistura”. “Não ficou espiga para contar a estória”, descortina.

Parceira nesta atividade, a Junta de Freguesia de Gaula forneceu sopa de trigo, confecionada ao vivo no local da atividade, pelo chef António.

Já a associação TRAGA – Associação de Folclore Tradições de Gaula, recriou as tradições relacionadas com a cultura do trigo, mormente o enchimento de colchões com falha.

Refira-se, por fim, que esta Junta de Freguesia tem um programa de apoio aos produtores de trigo e outras produções agrícolas que “regista uma crescente procura e tem resgatado muitos terrenos do abandono e do silvado”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *