O presidente da Junta de Freguesia do Seixal, Xavier Castro, no púlpito das Jornadas Madeira, referiu que “é com muito orgulho e sentido de responsabilidade” que partilha aquilo que a Junta tem feito “com poucos meios mas muita vontade”.
“Freguesia pequena em dimensão, mas enorme em potencial”, o Seixal foi sempre uma localidade “onde os desafios eram muitos”. No entanto, “investimos naquilo que é essencial: recuperamos e continuamos a recuperar a levada geral, construímos cinco tanques de rega com a capacidade de 9 mil litros cada, estendemos mais de 12 mil metros de mangueira”, lembrou.
Além destes benefícios aos agricultores, aditou a criação do veterinário, os apoios à pesca e a vertente social, com passeios e almoços temáticos, que “reforçam os laços entre gerações e combatem o isolamento social”.
Recordou, ainda, o apoio às famílias carenciadas. Mas “o grande marco foi a gestão das Piscinas Naturais do Seixal”, considerou, lembrando que “sabíamos que podíamos tornar aquele um lugar seguro e muito visitado”.
Mais de 25 mil pessoas entraram nas Piscinas. “Isto significa uma receita própria para a freguesia e pela primeira vez temos a capacidade de investir diretamente nas nossas prioridades”, disse Xavier Castro, dando como exemplo os apoios aos jovens e aos idosos.