A cimeira entre a UE e a China realiza-se a 24 de julho, em Pequim, com a presença do Presidente chinês, Xi Jinping, para discutir discrepâncias nas relações económicas e o papel geopolítico dos dois blocos.
Fonte europeia indicou que a cimeira em Pequim deverá contar com a presença dos principais representantes das instituições europeias, os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A cimeira vai dividir-se em duas partes, uma primeira com Xi Jinping, para discutir o papel geopolítico de Pequim e do bloco europeu, nomeadamente o apoio velado da China à invasão russa da Ucrânia.
As autoridades chinesas insistem querer apenas servir de mediadores e defendem publicamente a lei internacional que assenta no respeito pela integridade territorial das nações.
Na segunda parte, já com a presença do primeiro-ministro chinês, Li Qiang, serão debatidas questões económicas, incluindo os subsídios de Pequim às empresas chinesas que a UE considera prejudiciais à competitividade das firmas europeias e que violam as regras da concorrência.