A Marinha Portuguesa coordenou desde ontem, dia 1 de julho, o resgate médico de um tripulante do navio mercante “Carlton Trader”, que se encontrava a navegar a 388 milhas náuticas, aproximadamente 719 quilómetros, a sudeste da Ilha de São Miguel e a 144 milhas náuticas, aproximadamente 267 quilómetros, a noroeste da Ilha da Madeira.
De acordo com a informação veiculada pela Marinha, tratava-se de um tripulante de nacionalidade chinesa, com 36 anos, que necessitava de cuidados médicos hospitalares urgentes devido a sintomas de dispneia.
O resgate foi realizado por um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, que transportou o tripulante até ao Aeroporto do Funchal, tendo sido posteriormente transportado para uma unidade hospitalar.
A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em estreita articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Busca e Salvamento Aéreo (RCC Lajes).