Alguns turistas que visitaram, esta sexta-feira, as piscinas naturais do Aquário/Cachalote, no Porto Moniz, ficaram surpreendidos com a quantidade de beatas de cigarro espalhadas por vários pontos daquela infraestrutura. Um profissional do setor do turismo enviou ao JM uma fotografia ilustrativa da situação, lamentando o sucedido.
Após o alerta, funcionários da Câmara Municipal do Porto Moniz realizaram uma ronda pelas piscinas e procederam à limpeza de algumas zonas, devolvendo outro aspeto e qualidade ao espaço.
O mesmo profissional do turismo acrescenta que este tipo de cenário tem sido recorrente, afetando locais que outrora eram cartões-postais do turismo madeirense.
Numa outra situação, uma guia-intérprete partilhou com o JM uma imagem de um saco de lixo abandonado numa levada, denunciando mais um exemplo de incúria ambiental num dos principais atrativos naturais da ilha.
A profissional destaca que os grupos de turistas que acompanha são sensibilizados para a preservação do ambiente, dando ela própria o exemplo através da recolha de resíduos.
“Resta saber se todos os outros também o fazem…”, rematou. Este tipo de relatos reforça os apelos à consciencialização ambiental, especialmente em zonas de elevado valor paisagístico, fundamentais para a imagem da Madeira como destino turístico de excelência.