A Madeira apresenta, no momento presente, “máximos históricos na maioria dos parâmetros macroeconómicos”. A afirmação foi feita esta noite pelo secretário regional das Finanças, no jantar comemorativo da Montepio Associação Mutualista.
De acordo com o governante, os últimos dados demonstram que, no que se refere ao Produto Interno Bruto (PIB), a Região continua a apresentar um crescimento real positivo, estimando-se que, em 2025, esta grandeza macroeconómica atinja o valor mais elevado de sempre, superando os 7,5 mil milhões de euros.
Os indicadores mostram, igualmente, que a economia regional continua a crescer consecutivamente há 46 meses e que esta tendência de crescimento reflete um ambiente de confiança e favorável ao investimento em todos os setores da economia regional.
Duarte Freitas destacou ainda ainda “o valor da estabilidade política, crucial para a confiança dos investidores, para os negócios, para a criação de emprego e de riqueza”. E realça que “um sinal evidente deste cenário animador é o aumento, muito significativo, do investimento privado que se verifica na Região e que demonstra que, nos primeiros três meses deste ano, por cada sociedade dissolvida, foram criadas 4,6 sociedades”.
Este dinamismo dos nossos empresários não pode ser dissociado, igualmente, das medidas de incentivo concedidas às empresas e à prossecução das políticas de desagravamento fiscal, gradual e sustentado, que têm como fim último a promoção de uma Região mais atrativa para talento e capital.
O secretário regional das Finanças entende que “este dinamismo dos nossos empresários não pode ser dissociado, igualmente, das medidas de incentivo concedidas às empresas e à prossecução das políticas de desagravamento fiscal, gradual e sustentado, que têm como fim último a promoção de uma Região mais atrativa para talento e capital”.