Concurso ‘Europe Calling’ dá voz aos jovens sobre o futuro da Europa

Foram hoje desvendadas as duas equipas vencedoras da edição deste ano do concurso. Jovens partem rumo ao parlamento europeu entre os dias 13 a 15 de outubro de 2025.

O concurso, dirigido aos alunos do ensino secundário e profissional das escolas com Clube Europeu, pretende consciencializar os jovens para as temáticas europeias, incentivando o pensamento crítico, democrático e criativo. Os jovens premiados vão viajar para Bruxelas, nos dias 13 a 15 de outubro, para visitar o Parlamento Europeu.

Este ano, que contou com a participação de 10 escolas, 17 equipas e cerca de 140 alunos, os participantes foram desafiados a apresentar um vídeo publicitário, com duração máxima de dois minutos, subordinado ao tema ‘Que Europa querem os jovens?’.

Durante a cerimónia de entrega de prémios, realizada no auditório do Museu de Eletricidade – Casa da Luz, o eurodeputado Sérgio Gonçalves destacou que esta é uma das várias iniciativas que pretende desenvolver ao longo do seu mandato, com o objetivo de promover a literacia europeia e fomentar a participação cívica dos jovens na construção do projeto europeu.

“Os trabalhos que foram apresentados por parte dos alunos foram muito interessantes. Temos identificação de problemas que dizem muito aos jovens desde o emprego, à educação, com enfoque nos programas Erasmus, e à questão da habitação que preocupa muito jovens de tenra idade”, referiu o eurodeputado.

“É uma iniciativa que lhes dá voz, que lhes dá a possibilidade de expressarem aquilo que sentem em relação à Europa e à política. E eu espero que os aproximem dos valores e dos principais europeus que nós defendemos e, nessa defesa, que é uma responsabilidade de todos, não apenas dos políticos, mas de toda a sociedade e os jovens em particular, da defesa da liberdade e da democracia”, acrescentou.

O eurodeputado alertou também para o crescimento dos populismos na Europa, classificando-os como “a maior ameaça” aos valores fundamentais da União Europeia. “Colocar em causa esses princípios é colocar em causa a nossa liberdade e a democracia”, disse, considerando que, através deste concurso, os jovens demonstram um ato de cidadania ativa, evidenciando interesse não só pela política, mas também pelos assuntos que dizem respeito ao nosso futuro coletivo.

“Todos contam e os jovens contam para o futuro de Portugal, da região e da europa como um todo”, rematou.

Já o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, sublinhou a importância de envolver os jovens na construção do projeto europeu e apelou à participação ativa e consciente das novas gerações.

“A Europa chamou, e as nossas escolas e os nossos alunos disseram presente”, começou por sublinhar o governante, realçando a relevância de promover nos jovens o conhecimento dos pilares fundadores da União Europeia como a solidariedade, a subsidiariedade, a paz e o desenvolvimento harmonioso dos territórios, bem como a consciencialização sobre os desafios atuais que a Europa enfrenta.

“Quando estamos implicados, significa que estamos atentos. Quando estamos implicados, estamos com uma atitude consciente sobre o presente e, dessa forma, podemos perspetivar um futuro melhor”, sublinhou.

O secretário regional aproveitou a ocasião para felicitar o eurodeputado Sérgio Gonçalves pela criação de oportunidades que permitem aos alunos “evoluir no conhecimento europeu” e reiterou a disponibilidade do Governo Regional para continuar a apoiar este tipo de iniciativas.

“E se é verdade que a Europa chama, também é verdade que qualquer um de nós deve estar preparado, deve estar consciente e deve, efetivamente, aceder a essa chamada, dizendo presente, presente de uma forma muito assertiva, de uma forma muito participativa, mas sempre com um sentido crítico sobre tudo o que vai acontecer e o que vai condicionar as vossas vidas no futuro”, rematou.

Poderá ver os vídeos em:

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *