No âmbito da celebração do Ano Jubilar da Igreja Católica, a Diocese do Funchal, em parceria com o Club Sport Marítimo, promove no próximo sábado, 24 de maio, a celebração do Jubileu do Desporto.
Neste sentido, está programada uma celebração presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás, na Igreja dos Álamos, no Funchal, que terá ínicio pelas 16h00.
O momento contará com a participação de representantes várias associações de modalidade da Região, bem como de clubes.
“Todos os clubes de todas as modalidades da Madeira estão convidados a participar. Também apela-se aos participantes a trazer um adereço e a bandeira do seu clube ou associação. Juntos, vamos dar cor, alma e emoção a esta grande festa do desporto. Uma celebração jubilar sobre o desporto desta magnitude mundial só se voltará a repetir dentro de 25 anos.
Esta iniciativa procura reforçar os laços entre os valores desportivos e o espírito jubilar, promovendo a reflexão sobre a importância da fé e dos princípios cristãos na vivência e prática do desporto”, pode ler-se no site do Marítimo.
O Jubileu é uma celebração que acontece em todo o mundo católico, a cada 25 anos como forma de assinalar o nascimento de Jesus Cristo. Para a Igreja este “é um tempo de começar de novo, de perdão, justiça, reconciliação, caridade e aproximação aos outros e a Deus”.
Em 2025 o Ano Jubilar é subordinado ao tema ‘Peregrinos de Esperança’.