O Município de Santa Cruz dá conta que reforçou a capacidade de resposta da Proteção Civil através de um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios
A autarquia concretizou hoje um importante reforço dos meios operacionais da Proteção Civil Municipal com a entrega de um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) à Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, num investimento superior a 238 mil euros, financiado integralmente por verbas do orçamento municipal.
A aquisição deste equipamento insere-se na estratégia municipal de modernização e reforço da capacidade de resposta em cenários de risco, particularmente no combate a incêndios florestais, que têm vindo a aumentar em frequência e intensidade no território concelhio e regional.
O novo VFCI vem equipado com tecnologia de última geração e elevado desempenho operacional:
• Tanque com capacidade entre 3.000 e 4.000 litros;
• Bomba de combate a incêndios com débito mínimo de 1.500 L/min a 15 bar;
• Cabina dupla reforçada com proteção térmica;
• Guincho frontal, carretel motorizado, equipamentos de extinção, comunicações e socorro;
• Sistema de proteção à guarnição com rede de aspersores e arco de segurança.
O munícipio dá conta que a viatura respeita integralmente as normas europeias e nacionais em vigor e foi concebida para responder com eficácia às exigências do combate a incêndios em zonas de difícil acesso, reforçando a capacidade da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz no território municipal, onde atua em primeira linha.
Já o comandante da Companhia e coordenador municipal de Proteção Civil, Leonardo Pereira, destaca que “Este é um investimento estratégico que melhora substancialmente a nossa prontidão operacional e a segurança das equipas em cenários de elevado risco.
“Agradecemos ao município de Santa Cruz por continuar a confiar na sua Companhia de Bombeiros Sapadores e por investir na segurança dos seus munícipes, permitindo-nos cumprir com eficácia a nossa missão”, acrescenta o responsável
Por seu turno, o ainda presidente da Câmara Municipal, Filipe Sousa destaca “A segurança das populações é uma prioridade absoluta para o município”
“A aquisição deste novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios representa mais do que um investimento em equipamento — é um compromisso claro com a proteção das pessoas, dos seus bens e do nosso território.
Confiamos plenamente na competência e dedicação da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, e é por isso que continuamos a dotar este corpo com os meios necessários para responder com prontidão e eficácia às exigências cada vez maiores dos incêndios florestais.Investir nos nossos bombeiros é investir na resiliência do concelho. Santa Cruz continuará a liderar com responsabilidade e visão no reforço da Proteção Civil”, delcarou ainda Filipe Sousa.