Primeiros técnicos de substâncias perigosas dos bombeiros estão qualificados

Bombeiros da Madeira formados para técnicos de substâncias perigosas.

Os bombeiros da Madeira já têm uma equipa especializada de Técnico de Substâncias Perigosas, ministrada pelo Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, anunciou este sábado o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC). São quatro bombeiros da RAM que já concluíram a exigente formação.

Esta foi a primeira fase do processo de implementação dessa futura equipa para a intervenção em matérias perigosas. Esta etapa contemplou a capacitação de quatro graduados — dois dos Bombeiros Municipais de Machico e dois da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz — que irão liderar esta nova unidade operacional diferenciada.

Estes operacionais seguem agora para a formação de chefe de equipa e, posteriormente, de formadores, num percurso que visa consolidar a criação de uma valência permanente no dispositivo regional de proteção civil.

O SRPC destacou ainda o papel dos Bombeiros de Portimão, no Algarve, onde decorreu a formação, pelo “acolhimento e apoio logístico” prestado aos bombeiros madeirenses durante o período de deslocação ao continente, entre os dias 28 de abril e meados de maio.

Esta formação resultou de um acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, que, através da Escola pelo Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa. O objetivo, agora, passa pela partilha de conhecimentos e experiências com a equipa HAZMAT (Hazardous Materials), uma formação que é muito reconhecida internacionalmente na intervenção em ambientes com substâncias perigosas.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *