O Museu ‘A Cidade do Açucar’, na Praça Colombo (também conhecida como Praça Amarela), no Funchal, reabriu hoje ao público, depois de um investimento da autarquia, superior a 30 mil euros.
A reabertura contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, entre outras entidades.
“Este foi um investimento, de mais de 30 mil euros, na memória coletiva da nossa cidade e no reforço da sua identidade”, declarou Cristina Pedra, na ocasião.
A autarca destacoo o facto de ser “um espaço gratuito, agora mais inclusivo e acessível, dedicado à valorização do património histórico-cultural do Município”.
De acordo com um comunicado da Câmara Municipal, a renovação museográfica contemplou uma nova configuração expositiva distribuída por três pisos, tendo duplicado o número de peças em exibição, de 230 para 450 peças.
Adianta a mesma fonte que a ampliação do espaço expositivo foi acompanhada por ações de conservação, melhorias ao nível da iluminação, vitrines e painéis informativos e ainda uma ação ao nível da acessibilidade das infraestruturas, com a implementação de uma rampa à entrada do museu e renovação das casas de banho.
Foi ainda criado um novo espaço dedicado a exposições temporárias, inaugurado com uma mostra sobre o ciclo contemporâneo da cana-de-açúcar.
A presidente da autarquia destacou também o facto de que este museu será também “um polo dinâmico reservado à realização de debates, conferências, moderação de ideias e diálogo entre entidades culturais e artistas”.