A Agricultura na Região continua muito dinâmica e a ser uma boa oportunidade de investimento para quem quer investir neste sector.
A dedução do secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, depois de visitar uma exploração agrícola do produtor Carlos Duarte Andrade, na freguesia da Tabua.
“Este é um bom exemplo de como se encontra o sector na Região onde o tudo o que é produzido nesta exploração consegue ser escoado para o mercado regional”, constatou o secretário regional.
O empresário agrícola começou a atividade na década de 90 impulsionado pelos fundos comunitários e desde então tem conseguido aumentar a sua atividade com bons resultados, onde a integração de tecnologia tem tido um papel determinante. Por outro lado, o empresário também apostou na produção em estufas conseguindo desta forma mitigar as alterações climáticas e produzir mais e com menor esforço por m2 aumentando assim a sua rentabilidade.
“É este o tipo de agricultura que se deve pensar para o futuro da Região de modo a aumentar o rendimento do agricultor, mas também para contribuir para a própria autonomia alimentar da Região”, disse Nuno Maciel adiantando que a secretaria, através da direção regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está sempre disponível para dar o apoio técnico necessário a todos os agricultores, não só no
terreno, mas também na ajuda de elaboração de projetos agrícolas.
Já sobre o próximo quadro de apoio, o PEPAC, o secretário regional reiterou que de momento a Região continua a mover esforços para que o atraso provocado pela centralização deste instrumento de apoio comunitário financeiro, ao nível nacional, seja ultrapassado.