A Proteção Civil da Madeira registou 31 ocorrências devido ao mau tempo, entre a noite de sexta-feira e as 16:00 de hoje, indicou o adjunto do comandante operacional, adiantando que a via expresso na Ribeira Brava foi reaberta.
Em declarações à agência Lusa, o adjunto do comandante operacional da Proteção Civil da Madeira, Válter Ferreira referiu que os incidentes ocorreram na sequência da precipitação forte, que atingiu sobretudo os concelhos da Ribeira Brava e da Ponta do Sol, envolvendo 31 meios terrestres e 68 operacionais.
A ocorrência mais relevante foi uma derrocada na freguesia da Serra de Água, concelho da Ribeira Brava, que levou ao encerramento de um troço da via expresso naquela zona, impossibilitando a circulação entre as 07:00 e cerca das 11:00.
Desde essa hora que a circulação está condicionada e tem ocorrido de forma alternada, sendo expectável que nas próximas horas a limpeza da via seja totalmente concluída e a circulação integralmente reposta, indicou Válter Ferreira.
Durante o período em que a estrada esteve encerrada – a única naquela zona que permite fazer o atravessamento entre o sul e o norte da ilha -, os moradores da freguesia ficaram isolados.
Inundações, sinalizações de perigo e movimentos de massa foram as principais ocorrências registadas, realçou, acrescentando que não provocaram quaisquer feridos.
Estes incidentes ocorreram, sobretudo, durante a madruga e a manhã de hoje, sendo que a partir dessa altura as condições meteorológicas melhoraram.
O arquipélago da Madeira já esteve sob aviso laranja devido à forte precipitação, encontrando-se agora sob aviso amarelo, até às 21:00, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).