O Governo de Timor-Leste manifestou hoje o desejo que Leão XIV continue o legado de Francisco e promova a paz e o diálogo entre religiões, fazendo um convite ao novo Papa para realizar uma visita ao país.
“Esperamos sinceramente que o Papa Leão XIV possa dar continuidade a este legado de proximidade com os mais pobres, de promoção da paz e de diálogo entre religiões”, afirmou, em comunicado, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do governo, Agio Pereira.
No comunicado, Agio Pereira recordou também o “exemplo inspirador do Papa Francisco, que marcou o seu pontificado por uma liderança humilde, próxima dos povos e firme na defesa da justiça social”.
“Timor-Leste manifesta igualmente o desejo de que Sua Santidade o Papa Leão XIV possa também visitar o nosso país e testemunhar, em primeira mão, a fé viva e o vínculo duradouro que une o povo timorense à igreja católica”, acrescenta o Governo timorense no comunicado.
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito na quinta-feira, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.