A secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, participou hoje no encerramento das VI Jornadas Hospitaleiras de Saúde Mental, realizadas no âmbito do centenário da chegada das Irmãs Hospitaleiras à Madeira, onde destacou a importância de investir no tratamento da saúde mental.
A governante aproveitou a oportunidade para agradecer e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Casa de Saúde Câmara Pestana ao longo de um século, destacando a “dedicação, compaixão, responsabilidade e compromisso em prol da Saúde Mental e Psiquiatria na Região Autónoma da Madeira”.
Em 2024, o apoio financeiro do Governo Regional à Casa de Saúde Câmara Pestana foi de cerca de 8 milhões de euros, para apoiar 750 utentes.
Ciente da necessidade de aumentar este investimento face às crescentes exigências, a responsável pela área da Saúde na Região, reiterou o compromisso do Governo Regional em “continuar a investir na melhoria da resposta nesta área, conferindo dignidade e respeito pela condição humana.”
Micaela Freitas comprometeu-se em atualizar o valor das diárias de internamento após a aprovação do Orçamento Regional. “Fizemos uma atualização da diária em 2024 e prevemos elevar o valor, este ano, para 62,72€, com retroativos a janeiro. E, em 2026, projetámos fixar a diária em 68,00€”, anunciou.
“Cuidar da saúde mental é fundamental para uma sociedade mais equilibrada e saudável”, disse ainda a governante, sublinhando a excelência do trabalho realizado pelas Casas de Saúde Mental na Região.