A 3.ª edição da Conferência ECOS Machico realiza-se amanhã no auditório do Fórum Machico. ‘Lei do Restauro da Natureza: uma abordagem para o futuro sustentável’ é o tema da iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Machico e pela Associação Insular de Geografia.
Segundo uma nota de imprensa, o principal objetivo do evento será a partilha de conhecimentos multidisciplinares que contribuem de forma positiva para o restauro dos ecossistemas e habitats naturais degradados. A Lei do Restauro da Natureza, proposta pela Comissão Europeia no ano de 2024, visa implementar medidas eficazes que abranjam, pelo menos, 20 % das zonas terrestres e marítimas da União Europeia até 2030.
O programa da conferência apresenta-se com a presença de oradores de diferentes formações académicas, ligados a instituições nacionais, com particular destaque para Maria Amélia Martins-Loução, investigadora de destaque a nível nacional no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa e presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia e da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa.
A Universidade da Madeira, Museu da Baleia e Câmara Municipal de Machico, com o vereador Hugo Alexandre Marques como orador, completam o leque das instituições que apresentarão comunicações nesta conferência. Complementarmente, o evento contará com o habitual espaço de divulgação de ‘Estudos Caso’. Nesta rubrica, vão estar estudos promovidos pela Universidade da Madeira e a SPEA: