PS exige que Estado indemnize pescadores pela perda de rendimentos

Os candidatos do PS-Madeira às eleições legislativas nacionais defendem que o Estado proceda ao pagamento de indemnizações aos pescadores e armadores madeirenses para compensá-los pela perda de rendimentos decorrente do alargamento das áreas marinhas protegidas.

Numa ação de campanha esta manhã em Câmara de Lobos, a candidata Patrícia Agrela deu conta dos objetivos de desenvolvimento sustável da Agenda 2030 da ONU, que preveem a preservação dos oceanos, explicando que esta diretiva levou Portugal a estabelecer a meta de proteger a sua área marinha em 30%, medida que, naturalmente, também tem impactos nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

A socialista recordou que, o ano passado, a ministra do Ambiente e Energia anunciou que os pescadores e armadores dos Açores teriam direito a uma compensação pelas perdas de rendimentos, pelo facto de não poderem capturar peixe nas áreas marinhas protegidas, e entende que o mesmo princípio deve ser aplicado em relação à Madeira.

Como defendeu Patrícia Agrela, à semelhança do que foi feito com os Açores, deve ser feito um estudo para aferir quais os valores a serem pagos aos pescadores e armadores madeirenses, para que não sejam prejudicados nos seus rendimentos.

A candidata assegurou que os deputados eleitos pelo PS-Madeira tudo farão na Assembleia da República para que esta medida seja implementada e estes profissionais possam ser compensados. “Ao defendermos e salvaguardarmos o setor primário, neste caso particular as pescas, nós também estamos a defender uma economia duradoura e sustentável”, declarou Patrícia Agrela, sublinhando que, “em momento algum, os pescadores e armadores podem ser lesados pelo facto de não poderem capturar peixe nestas áreas marinhas protegidas”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *