Livre reforça que a Madeira enfrenta impactos crescentes das alterações climáticas

O partido Livre manifestou hoje a sua “profunda preocupação” com os impactos crescentes da crise climática e da massificação do turismo na Região, alertando para uma situação ambiental cada vez mais crítica que coloca em risco a biodiversidade, as populações e as infraestruturas locais.

Segundo o partido, as alterações nos padrões climáticos — nomeadamente episódios sucessivos de calor extremo, chuvas intensas e secas prolongadas — estão a provocar instabilidade nos solos.

“O que está em causa é uma crise ambiental que exige uma resposta urgente, integrada e sustentável”, alerta o Livre, que identifica a degradação dos ecossistemas e a perda acelerada de biodiversidade como sinais inequívocos de um desequilíbrio profundo no território madeirense.

Consideram que a situação é especialmente alarmante na Floresta Laurissilva — classificada como Património Mundial pela UNESCO — que depende de condições climáticas estáveis para se manter.

“Não basta reconhecer o problema: é urgente agir com coragem, planeamento e solidariedade”, sublinha o comunicado, que termina com a reafirmação do compromisso do Livre com “uma Madeira mais resiliente, justa e ambientalmente equilibrada”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *