Funchal assina protocolos com três associações da área da Diáspora e das Migrações

No âmbito do apoio ao associativismo, o Município do Funchal assinou, esta sexta-feira, 02 de maio, três protocolos com associações que desenvolvem a sua atividade na área das migrações, num montante total de 24.000 euros.

Na ocasião, a presidente da CMF, Cristina Pedra, reconheceu a importância do trabalho dessas associações como entidades que dinamizam a participação cívica e promovem iniciativas interculturais alinhadas com as políticas da autarquia na área da Diáspora e das Migrações.

Ana Bracamonte, vereadora responsável pelo pelouro da Diáspora e Migrações, bem como pela contratação pública, destacou os esforços envidados pelos serviços para avançar com a celebração dos protocolos e garantir a entrega das verbas no início do ano. O objetivo é assegurar que os apoios atribuídos permitam a realização dos planos de atividades das entidades, com foco na criação de melhores condições de acolhimento e integração da comunidade migrante.

Além do apoio financeiro, a autarquia acompanhará as atividades desenvolvidas em três áreas principais: Promoção da aprendizagem do Português como Língua Não Materna, essencial para quebrar barreiras linguísticas e facilitar a integração no mercado de trabalho e na vida social da comunidade migrante.

Atividades sociais e de desenvolvimento pessoal, que não apenas possibilitam a partilha de conhecimentos e o fortalecimento dos laços de solidariedade, mas também promovem o enriquecimento interpessoal. Atividades culturais e celebração de dias festivos, considerados fundamentais para divulgar diferentes culturas, fomentar a interculturalidade e estreitar os laços entre a comunidade migrante e a população local.

No ano anterior, as associações já haviam recebido apoio financeiro, permitindo, em colaboração com a Câmara Municipal do Funchal, a realização de ações e eventos que incentivaram a interculturalidade e a multiculturalidade entre os migrantes e a comunidade do município, pretendendo-se que neste ano seja dada continuidade ao trabalho desenvolvido, lê-se na nota enviada pela autarquia à comunicação social.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *