O secretário regional da Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, tem promovido encontros com dirigentes e funcionários das áreas que tutela para apresentar cumprimentos e “tomar o pulso” das diferentes situações.
“Esta tarde, em visita ao Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), tomou nota de que o Governo Regional da Madeira apoiou, no ano de 2024, cerca de 860 bordadeiras”, informou uma nota da secretaria.
O apoio traduziu-se na atribuição de um auxílio financeiro para a compra de bens que permitam o exercício da atividade em condições adequadas de higiene e segurança.
O valor total do apoio fixou-se em 258 mil euros, correspondendo a 300 euros por beneficiário.
“Esta medida reforça o compromisso do Governo Regional com a valorização do Bordado Madeira, reconhecendo o papel fundamental das bordadeiras na preservação deste património único e no fortalecimento da nossa identidade cultural”, adianta a mesma nota.
Em 2024, a comercialização de Bordado Madeira gerou um volume de negócios na ordem do meio milhão de euros.
Tinta negra domina
No que diz respeito ao vinho, o Governo Regional comprometeu-se a atribuir aos produtores de uva da casta Tinta Negra (Negra Mole) um apoio no valor de 0,20€ por quilo de uva manifestada e comercializada.
Segundo dados oficiais relativos à vindima de 2024, citados na comunicação, “em termos de área de produção, a casta Tinta Negra representa cerca de 300 hectares, o que corresponde a uma produção de aproximadamente 2.448 toneladas de uva, equivalente a 73% do total da vindima, que atingiu 3.192 toneladas, num universo de 1.065 viticultores”.