O abastecimento de energia já foi reposto nas subestações do Carregado e Sacavém, anunciou a REN, sendo estes considerados passos essenciais para reabastecer Lisboa.
Na última atualização efetuada REN – Redes Energéticas Nacionais, a empresa adianta que todas as subestações do Grande Porto já estão inoperacionais, pelo que “os consumidores da zona deverão ver a sua situação normalizada em breve”.
Desta forma, neste momento já há 750 mil consumidores ligados à rede, de um total de cerca de 6,5 milhões, segundo dados avançados pela REN.
Numa conferência de imprensa ao final da tarde, a administrador da REN João Faria Conceição, disse que a empresa espera que a eletricidade seja restabelecida em todo o país durante a noite, após o corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês.
“Espero que nós consigamos ter o sistema totalmente equilibrado durante esta noite”, afirmou.
A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11:30 de Lisboa.