Foi em Câmara de Lobos que a candidatura da CDU à Assembleia da República defendeu, ontem, a renovação da frota de pesca do peixe espada preto, assim como a renegociação das quotas de pesca.
Herlanda Amado, cabeça de lista da CDU pelo círculo da Madeira, apontou que o seu partido tem defendido, por diversas vezes, um conjunto de apoios para a renovação daquela frota.
“Dezenas de embarcações representam para as centenas de trabalhadores da pesca, uma falta de segurança, de salubridade, dormitórios inadequados, além de comprometerem a qualidade da água potável e a conservação do pescado nas embarcações”, disse.
“É o Orçamento de Estado que tem de avançar, alguém tem que garantir que estes pescadores tenham condições de segurança e higiene para trabalhar, e a Assembleia da República, pode e deve, através do orçamento de Estado, garantir as verbas necessárias para que esta reivindicação dos pescadores madeirenses se concretize”, acrescentou.
É assim, “urgente que o Governo Regional e o Estado Português, trabalhem para garantir que a pesca tem futuro na Região e acima de tudo, as centenas de famílias que dependem da pesca para viver, vejam garantidas exigências reivindicadas há anos”, concretizou.