Cinco escalas e perto de 14.700 pessoas. São estes os números deste fim de semana prolongado no Porto do Funchal. Esta sexta-feira, feriado, 25 de Abril, estão na Madeira três navios.
O primeiro a chegar foi o Ventura, da P&O Cruises, agenciado pela Blatas.
Com 3.131 passageiros e 1.183 tripulantes, o navio capitaneado pelo britânico James Alexander Brown, chega do porto espanhol de La Corunha às 6h30, e tem partida prevista para as 17 horas desta sexta-feira, rumo a Santa Cruz de La Palma.
O Ventura, construído em 2008, está a realizar um cruzeiro de 13 dias pelo corredor atlântico. Largou a 20 de abril de Southampton, visitando La Corunha, Funchal, Santa Cruz de la Palma, Santa Cruz de Tenerife, Arrecife e Lisboa, antes de regressar a Southampton no dia 3 de Maio. Também na Madeira, está o Queen Victoria.
Entrou no Porto do Funchal pelas 7h15, com 2.877 pessoas (1.894 passageiros e 983 tripulantes), vindo de Southampton. O navio da Cunard, também agenciado pela Blatas, faz no Funchal a primeira paragem de um cruzeiro de 13 dias, que o vai levar a Santa Cruz de Tenerife, Santa Cruz de La Palma, Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife e Cadiz antes de terminar a viagem em Southampton, a 4 de maio.
Tem a partida prevista para as 16 horas. Mais pequeno em dimensão, mas não em requinte, o Le Lyrial é o terceiro navio do dia na Madeira. Com 140 passageiros e praticamente o mesmo número de tripulantes (139), o navio da Ponant tem a chegada prevista para as 17:15, pernoitando no Funchal Está a realizar uma viagem de reposicionamento para o Norte de Europa, onde vai fazer a temporada dos fiords. Chega de San Sebastian de La Gomera e segue viagem este sábado, pelas 14 horas, para Lisboa.
Vai cruzar-se com o MSC Virtuosa, que chega na manhã deste sábado ao Funchal, proveniente de Lisboa.
O navio, agenciado pela JFM Shipping, traz a bordo 5.193 passageiros e 1.655 tripulantes, e tem como capitão o italiano Maurizio Ruggiero.
O MSC Virtuosa, prossegue viagem para Las Palmas de Gran Canaria, 18 horas, num cruzeiro que começou e acaba em Southampton.
Pelo meio, vai visitar os portos de Santa Cruz de Tenerife, Arrecife e Vigo, além dos já referidos Lisboa, Funchal e Las Palmas de Gran Canaria. Por último, no domingo, chega o Le Boréal, da Ponant. O navio gémeo do Le Lyrial está também numa viagem de reposicionamento para o Norte da Europa, onde vai estar na época dos fiords. Agenciado pela Blatas, tem chegada prevista para o meio-dia, proveniente de Santa Cruz de La Palma, passando a noite no terminal Norte, antes de seguir viagem, segunda-feira, para Lagos.