O PS-Madeira voltou a insistir na necessidade de o Governo Regional dar prioridade à aquisição de produtos regionais para as cantinas públicas da Região Autónoma da Madeira, defendendo uma política que alie a promoção de uma alimentação mais saudável e de proximidade à valorização da produção agrícola local.
A proposta foi apresentada pela deputada socialista Sílvia Silva, através de um projeto de resolução já entregue no Parlamento regional. O documento recomenda a adoção de critérios sociais e ambientais na aquisição de alimentos destinados a escolas, lares e hospitais, considerando que a alimentação “não pode ser nivelada apenas pelo preço mais baixo”.
Sílvia Silva sublinha que a alimentação é um fator determinante da saúde pública, devendo ser integrada nas políticas de prevenção da doença. A deputada defende que o Governo Regional tem o poder e a responsabilidade de influenciar escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis através das compras públicas.
“Ao investir na aquisição de produtos locais para fornecimentos de refeições em escolas e outras instituições públicas da Madeira que atendem e servem grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e doentes, o Governo Regional tem uma oportunidade única de promover a saúde pública, poupando depois nos custos da doença”, sustenta Sílvia Silva.