RIR alerta para falta de enfermeiros e pede valorização dos profissionais de saúde

Liana Reis, coordenadora regional do RIR assina um comunicado que aponta falta de enfermeiros.

O partido Reagir, Incluir, Reciclar (RIR) alertou hoje para “problemas estruturais da saúde pública regional”, frisando que continua a haver falta de enfermeiros, “o que compromete o bom funcionamento dos serviços e o bem-estar dos utentes e profissionais de saúde”.

O RIR aponta que “foram admitidos 30 enfermeiros em janeiro de 2025, mesmo com o processo ainda em curso” e que “entre os admitidos constam nomes da lista oficial do penúltimo concurso, o que comprova que há margem para integração progressiva”.

“O que não deixa de ser caricato é termos profissionais com vínculo ao SESARAM, atualmente a desempenhar funções como assistentes operacionais, que concluíram a sua licenciatura em Enfermagem em junho de 2024 e ainda aguardam pela devida mobilidade interna para o exercício das suas novas funções como enfermeiros”, acrescenta o partido, classificando a situação como “inaceitável”. “Não só representa uma injustiça para com estes profissionais que investiram na sua formação, como também contraria o interesse público, ao manter dois enfermeiros qualificados fora da linha da frente, num contexto em que a escassez de pessoal continua a ser uma realidade gritante.”

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *