Um estudo realizado pelo Serviço de Radiologia do Serviço de Saúde da RAM, EPERAM (SESARAM, EPERAM) foi publicado numa revista internacional destinada à comunidade médica.
O trabalho científico incide sobre a torção gonadal pediátrica, considerada uma emergência, uma vez que a falta de diagnóstico no espaço de 15 horas pode levar à perda ovário ou do testículo.
De acordo com um comunicado do SESARAM, “um diagnóstico preciso e rápido permite que uma intervenção cirúrgica conservadora seja oferecida, o que é crucial para maximizar o salvamento gonadal e minimizar a recorrência”.
O estudo, publicado na European Journal of Radiology Open (EJR Open), revista de radiologia, da responsabilidade da Elsevier, líder global em pesquisa médica, foi liderado pelo médico interno de radiologia no SESARAM Inácio Freitas e contempla imagens reais de casos cirúrgicos, demonstrando como é que os radiologistas podem identificar esta patologia, evitando infertilidade e cirurgias complexas.
“O artigo terá acesso aberto, possibilitando que médicos de todo o mundo possam ler e aprender com o trabalho efetuado em colaboração entre o SESARAM e a ULS São João, colocando o nome desta instituição nas pesquisas efetuadas nos sites de artigos indexados, o que constitui uma clara evidência de que a Madeira está na linha da frente na ciência de alto nível e de que o investimento na saúde gera resultados internacionais”, conclui assim o comunicado.