Largas dezenas de automobilistas manifestaram, esta quarta-feira, o seu descontentamento devido aos fortes constrangimentos provocados por trabalhos que decorrem após o túnel que liga o Porto da Cruz ao Faial, na zona das Grutas, em Santana. De acordo com relatos que chegaram ao JM, à hora do almoço o percurso, que normalmente se faz em poucos minutos, demorou cerca de meia hora.
Segundo apurou o Jornal, a situação deve-se a uma intervenção à entrada da freguesia do Faial, onde decorre a manutenção de postos de iluminação, sob a responsabilidade da via expresso. A intervenção está a condicionar o trânsito, que circula de forma alternada, regulada por semáforos instalados junto às Grutas e à entrada de São Roque do Faial.
No local, ouviram-se inúmeras buzinadelas, reflexo da frustração dos condutores, que ficaram retidos por largos minutos praticamente sem avançar.
Residentes da zona apontam ainda que este obstáculo temporário veio agravar os constrangimentos já existentes, provocados pelo intenso movimento diário de camiões carregados de inertes que operam na ribeira do Faial.
Esse é, aliás, um antigo problema com que a localidade se depara e que tem sido sucessivamente adiado. A retirada de inertes a norte da Ribeira do Faial tem sido apontado como um problema a resolver, sem grande sucesso, como notam moradores que recordam ao Jornal sucessivas promessas por concretizar.