O XXI Capítulo da Confraria Enogastronómica, promovido pela Confraria Enogastronómica da Madeira, decorrerá entre os dias 25 e 28 de abril.
O programa arranca na sexta-feira, no Funchal, com um arraial típico madeirense no Mercado dos Lavradores, com início às 18h00.
No dia seguinte, as festividades terão lugar no concelho de Machico, com um passei pelos miradouros da Água de Pena e da Portela, seguido de um almoço no Campo de Golfe do Santo da Serra.
Dia 26 será a vez do evento passar pela Calheta, onde terá lugar uma missa, receção e cerimónia solene no MUDAS – Museu de Arte Contemporânea e almoço no Hotel Saccharum.
Na segunda-feira, dia 27, haverá visita às Achadas da Cruz e almoço típico de panelo no Chão da Ribeira.
Dia 29 haverá espaço para um “extra-capítulo”, com jantar de celebração de protocolo entre as confrarias.
“Eis-nos chegados a 2025, à celebração dos 25 anos de associativismo, às Bodas de Prata. O Grande Capítulo (encontro maior da Confraria) deste ano, contará com a presença de Confrarias congéneres de Espanha, da França, da Sérvia mas também de Cabo Verde e de São Tomé e Princípe além de Confrarias nacionais do continente e dos Açores, num total que se prevê atinja os 150 participantes.
Além da comemoração das Bodas de Prata, o foco deste ano será também na Engastronomia da Macaronésia e, na Sessão Solene do Capítulo, não só a Oração de Sapiência será progerida por Susana Gramilho, Consul Honorário de Cabo Verde na Madeira, sobre este tema como será publicamente assinado um diploma por uma Confraria representante de cada uma das regiões ou países da Macaronésia em que se reafirma o propósito de todas promoverem não só o património Enogastronómico da sua região como o património comum a toda a Macaronésia”, lê-se em nota enviada à imprensa.
Já, extra-capítulo, será realizado um jantar a ‘4 mãos’ em que cada uma das confrarias signatárias foi convidada a participar com produtos e/ou receitas da sua região.