Foi inaugurada, oficialmente, ontem, em Bucareste, Roménia, mais uma Academia do Bacalhau, em conformidade com a decisão tomada no 51º Congresso Mundial das Academias realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, sob os auspícios da Academia do Bacalhau Mãe.
A inauguração foi solenizada pelo compadre-presidente da Academia do Bacalhau Mãe, Rogério Nascimento, que se deslocou propositadamente a Bucareste para o efeito tendo feito a entrega do badalo ao compadre presidente da novel Academia, Miguel Borges.
Presentes neste ato, Eugénia Pena Silva, Rui Gradeço, Glória Silva e Benjamim compadres e comadres presidentes das Academias do Porto, Aveiro, Rouen e do Minho, respetivamente.
Com a oficialização desta Academia, eleva-se para 62 o número oficial de Academias espalhadas pelo mundo.
O repasto obedeceu à apresentação de dois pratos tradicionais portugueses servidos num restaurante de referência local. o “Dancing Lobster”, constituído por bacalhau assado no forno e migas com batatas à murro, onde não faltou um bom vinho tinto, português.
A Academia do Bacalhau é uma ONG internacional fundada em Joanesburgo, África do Sul, e tem um historial que pugna pela harmonia entre os portugueses em redor do mundo visando perpetuar laços de amizade, solidariedade e divulgação das nossas tradições, temas de importante relevância para a nossa identidade.
De salientar que o próximo Congresso Mundial das Academias em 2025, será organizado conforme definido e deliberado no Congresso de 2024, pela Academia do Bacalhau da Serra da Estrela e deverá ocorrer entre 10 e 17 de outubro.