A Associação Cultural Proeza Altruísta anunciou o início de um novo projeto de formação de adultos, financiado pela União Europeia, que teve início a 1 de fevereiro de 2025 intitulado ‘Proeza Associação: Melhora a Saúde Mental’.
Este projeto, de caráter inclusivo e transformador, com início a 2 fevereiro de 2025 e términus a 1 de fevereiro de 2026, surge como resposta às consequências psicológicas e sociais resultantes da pandemia COVID-19 na população europeia.
“A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na sociedade, não apenas a nível económico e social, mas também no bem-estar psicológico dos indivíduos. O medo da doença, o isolamento forçado e a perda de entes queridos geraram altos níveis de ansiedade, depressão e outras perturbações psicológicas. Além disso, a exposição excessiva às tecnologias digitais (como mecanismo de escape), resultou num aumento significativo da dependência digital e isolamento”, explica um comunicado enviado à redação.
Face a esta realidade, a Associação Cultural Proeza Altruísta, fiel ao seu compromisso na promoção da inclusão social e o bem-estar das populações vulneráveis, desenvolveu este projeto com o intuito de capacitar adultos, através de programas educativos e formativos que promovam a resiliência psicológica e a reintegração social.
O projeto de mobilidade de curta duração KA122-ADU “Proeza Associação: Melhora a Saúde Mental” tem como objetivo reforçar a resiliência psicológica, promover a satisfação com a vida, recuperar a motivação, combater a dependência digital e facilitar a reintegração dos indivíduos na vida social, económica e cultural.
Coordenado pela Associação Cultural Proeza Altruísta, este projeto de formação para adultos surge como uma resposta essencial às dificuldades psicológicas enfrentadas no período pós-pandemia. Financiado pela União Europeia, o projeto contribuirá significativamente para o bem-estar dos participantes, proporcionando-lhes ferramentas e técnicas fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e para o apoio à comunidade.
Neste contexto, através deste esforço conjunto, poderemos fortalecer a resiliência mental, promover a inclusão social e construir um futuro mais saudável e equilibrado para todos.Aos interessados em saber mais sobre o projeto, deverá enviar mensagem através da Facebook institucional www.facebook.com/profile.php?id=61574188365227