Indicadores de confiança aumentaram no comércio e nos serviços e estabilizaram na construção e obras públicas

De acordo com a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), em março de 2025, os indicadores de confiança apresentaram comportamentos distintos nos diferentes setores. No Comércio e nos Serviços, houve um aumento nos indicadores em relação ao mês anterior. Na Construção e Obras Públicas, os indicadores estabilizaram, enquanto na Indústria Transformadora houve uma diminuição.

Na Indústria Transformadora, o indicador de confiança caiu em fevereiro e março, após ter aumentado em janeiro, refletindo avaliações negativas sobre a procura global, stocks de produtos acabados e as perspetivas de produção. As expectativas de preços de venda também diminuíram em março.

Na Construção e Obras Públicas, o indicador estabilizou após uma queda em fevereiro, sendo influenciado por uma avaliação negativa da carteira de encomendas, mas com um contributo positivo das perspetivas de emprego. As expectativas de preços diminuíram em fevereiro e março, após aumento nos três meses anteriores.

No Comércio, o indicador de confiança aumentou consecutivamente entre janeiro e março, após uma queda em dezembro. Este aumento foi impulsionado pelas perspetivas de atividade, embora o volume de vendas e de stocks tenham tido impacto negativo. As perspetivas de preços de venda aumentaram em março.

Nos Serviços, o indicador de confiança também aumentou em fevereiro e março, revertendo a tendência negativa observada nos meses anteriores. Esse aumento deveu-se a avaliações positivas sobre a carteira de encomendas, a procura e a atividade da empresa, embora as expectativas de preços de serviços tenham diminuído em fevereiro e estabilizado em março.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *