A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e a Sociedade Portuguesa de Robótica organizam, de 4 a 6 de abril, no Madeira Tecnopolo, o Festival de Robótica 2025.
Esta iniciativa reunirá cerca de 250 participantes de várias regiões do país, consubstanciando-se no maior encontro científico com competições de robótica que tem lugar em Portugal.
Levado a efeito com a parceria da Escola Secundária de Francisco Franco e do Instituto para a Qualificação IP-RAM, e o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e da Associação de Promoção da Madeira, entre outras instituições e patrocinadores, o Festival Nacional de Robótica habitualmente transforma-se numa grande festa, pela forma como envolve esta comunidade, não apenas de alunos e de professores, mas também um conjunto de investigadores em torno da tecnologia, da inovação e da investigação na área da robótica.
O Festival, que conta já com 24 edições, é conduzido por três ideias fundamentais:
– Motivar os estudantes para uma área tecnologicamente avançada e multidisciplinar;
– Participar no desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação;
– Disseminar conhecimento Científico e Tecnológico.
Assim, no Madeira Tecnopolo, todos poderão assistir a diferentes competições e demonstrações Rookies e Major, tais como FreeBots, Impressão 3D, First Challenger, Busca e Salvamento, Robot@Factory, Dragster ou Manipuladores Robóticos Industriais, entre outras.
O Festival oferece ainda um conjunto de iniciativas extra como visitas de estudo e workshops, bem como uma atividade formativa b-learning de 13 horas numa área de Doutoramento na Universidade da Madeira – “Inteligência Artificial com Aplicações em Visão Computacional”.
A Sessão de Abertura está agendada para as 15 horas de amanhã e a entrega de prémios e encerramento decorre no domingo, pelas 11 horas.